BICO DE LACRE
   
layout
Recicle
Plante espécies nativas
Preserve as nascentes
Mata ciliar e reserva legal
Diga não às queimadas
Proteja a vida silvestre
Uma obra sustentável
Educação Ambiental
Mosquito da Dengue
Carrapatos
Cobras
Página Inicial JAGUATIRICA
  Untitled Document
   
PICA PAU
   
História
CTA
Portaria
Estatuto
Regimento
Receitas e Despesas
ATAS de Assembléias
Lei 9.605
 

Colinas do Atibaia é uma sociedade de proprietários de chácaras rurais, localizada às margens do Rio Atibaia entre o distrito de Sousas, Campinas e o Município de Pedreira. É uma área de aproximadamente 450 alqueires, desmembrados de uma antiga fazenda de café. O Loteamento é Rural e possui 173 glebas com um tamanho mínimo 20.000m2 cada. A sociedade é dirigida pelo Conselho Técnico Administrativo – CTA, com doze membros e um conselho fiscal.

A Sociedade tem representações nas seguintes instituições: Conselho Municipal do Meio Ambiente - CONDEMA e no Conselho Gestor da APA – CONGEAPA.

A Sociedade Colinas do Atibaia se encarrega, desde a sua fundação, de cuidar da Mata Ribeirão Cachoeira através de investimentos próprios em projetos de prevenção e combate a incêndios florestais, investe  recursos no aceramento anual além dos investimentos em educação ambiental. Possuímos, desde 1996, um programa de lixo reciclável semanal.

O Colinas investe no desenvolvimento sustentável do espaço em que vivemos. Através de educação ambiental pretendemos transferir conhecimentos em manejo e gestão ambiental para os proprietários de cada uma das glebas da sociedade para preservar a integridade do meio físico em que vivemos, que visa a conservação e proteção do patrimônio natural e dos ecossistemas regionais. Como as matas ciliares e capoeiras, que formam o nosso precioso sistema ecológico.
No centro do loteamento está a Mata Ribeirão Cachoeira. È o maior fragmento florestal da Área de Proteção Ambiental de Campinas, com 233,7. Está localizado na Z.AMB – Zona de Conservação Ambiental Especial, a mais restritiva. È o segundo fragmento do município em área, depois da Reserva Santa Genebra. È uma propriedade particular, e parte desta mata está averbada como reserva legal. Em seu interior há vários mananciais que deságuam no Ribeirão Cachoeira e desemboca no Rio Atibaia . A vegetação da mata é classificaca como floresta atlantica semidecidua. A diversidade vegetal é alta assim como da fauna silvestre. Podemos encontrar na MATA e no seu entorno animais nativos como: onça parda, jaguatiricas, ariranhas, lontras, tatús, jabutis, cascavéis, jararacas, jibóias, gambás, ouriços, lagartos, cachorros-do-mato, raposas, lobos-guará, bugios, saguis, tucanos, sabiás, tico-ticos, garças, dentre tantos outros. A flora é caracterizada por jequitibás, perobas, figueiras, lixas, urucuranas, palmeiras, perobas-rosa e uma imensidão de outras espécies nativas. Viver nesse santuário ecológico implica em ser responsável pela sua conservação e manutenção.

A sustentabilidade do Colinas enquanto patrimônio de seus sócios está relacionada a atitudes simples porém fundamentais, inter-relacionadas e de profundo impacto em nosso meio, como a preservação das águas, ampliação da vegetação nativa, preservação do solo e do respeito a fauna e a biodiversidade local.

Sociedade Loteamento Colinas do Atibaia - Estrada Sousas Pedreira Km 7 - Sousas - Campinas-SP - CEP 13104-195
E-mails: colinasadm@yahoo.com.br   -   colinasadm1@yahoo.com.br
Administração - (19) 2122- 9004 | Portaria I - (19) 2122-9001 | Portaria II - (19) 2122-9002 | Portaria III - (19) 2122-9003